Profissão Piloto - Computador de Voo

Blog Profissão Piloto

Computador de Voo

Computador de Voo
Por Profissão Piloto dia 15/09/2018 às 15:29h

O computador de voo é um instrumento básico que resolve os principais cálculos de navegação.
Os modelos mais difundidos são de régua e circular, este tipo de instrumento nada mais é do que uma régua de cálculo usada em engenharia, ajustada para resolver problemas de navegação. As duas faces ou lados que possui são chamadas Face “A” ou “de cálculo” e Face “B” ou “do vento”.
A Face “A” possui um círculo móvel que tem em sua periferia uma escala graduada de 10 a 100, além de janelas com diversas finalidades. O círculo externo é igualmente graduado.
A Face “B” “do vento” possui uma Rosa dos Ventos móvel e, quando os cálculos forem efetuados neste lado, para o caso do computador ser do modelo “de régua”, esta deverá estar inserida no computador.
 
ü  Face de Cálculo (Face A)
Ø  Representação de números no computador
Os números no computador (círculo fixo e móvel) não estão necessariamente com o seu ponto decimal fixo, sendo necessário portanto, interpretar a posição da vírgula em qualquer resultado obtido. Isto quer dizer, por exemplo, que a posição do algarismo 10 pode estar representando o resultado 0.01, 0.1, 1, 10, 100, 1000, 10000 e assim por diante. O lugar do algarismo 91, por exemplo, poderia representar 9.1, 910, 9100, etc... Dependendo da resposta lógica do cálculo efetuado. Os cálculos efetuados pelos círculos fixo e móvel são originados de uma regra de três.
 
ü  Face do Vento (Face B)
Os cálculos da face do vento do computador podem estar se referindo ao regime de cruzeiro ou ao de subida ou descida.
No caso do regime ser de cruzeiro, a VA (Velocidade Aerodinâmica) é a desenvolvida em cruzeiro, e no caso do regime ser o de subida ou descida, a VA se refere aquela desenvolvida durante a subida ou descida. 

Somente assinantes podem comentar | Categoria: Computador de Voo

Ainda não existem comentários para este tópico.