Profissão Piloto - Comissário(a) de Voo

Blog Profissão Piloto

Comissário(a) de Voo

Comissário(a) de Voo
Por Profissão Piloto dia 12/07/2018 às 16:50h

 As entrevistas para se tornar um(a) Comissário(a) de Voo estão entre as mais estressantes e desgastantes que existem, muitas pessoas sonham com essa profissão, o que torna o emprego muito concorrido em todo o mundo, portanto, a primeira impressão que os recrutadores têm de você é muito importante.
 
ü  Saiba elaborar seu Currículo
Os processos seletivos na maioria das empresas aéreas são totalmente informatizados, ou seja, o profissional precisa incluir o seu currículo no banco de talentos da empresa, que utiliza o site para fazer a sua seleção.
O que os recrutadores muitas vezes percebem é que vários currículos não correspondem à realidade do candidato. Lembre-se! A integridade na elaboração do Cv é de suma importância na entrevista com o selecionador.
No Currículo não pode esquecer os dados pessoais assim como endereço, telefone para contato com o DDD, peso, altura, experiências anteriores de trabalho e idiomas, o importante é você praticar os valores da empresa que foram determinados, nunca omita dados importantes em um currículo, e coloque uma foto com um sorriso simpático e com seu uniforme, porém que não mostre o nome da escola no terno ou vestido.
 
ü    Pesquisa e planejamento
Chegue ao local da entrevista com conhecimento sobre a companhia para a qual está se candidatando, embora você possa ter se candidatado apenas para essa empresa, muitas pessoas se candidatam a inúmeras companhias com a esperança de receber ao menos uma ligação, é preciso que os recrutadores acreditem que essa é sua companhia preferida para trabalhar, informações como a história da companhia, rede de rotas, tipos de aeronave e serviço de voo podem ajudá-lo na entrevista, incluir informações específicas sobre a empresa em sua entrevista mostrará que você fez sua lição de casa.
Vista-se para impressionar, como Comissário(a) de Voo, o uso do uniforme da empresa será exigido e espera-se que você a vista bem, para mulheres, usar maquiagem e prender o cabelo é uma exigência para a entrevista também, para homens, é preciso fazer a barba e arrumar o cabelo, tanto para homens quanto mulheres , jamais esquecer de estarem com relógio de pulso de ponteiro, e o relógio sempre cor discreta (prata) com pulseira de aço ou couro preto, jamais usar relógios digitais ,dourados ou esportivos demais com cores extravagantes.
 
ü  Dê a devida atenção à Dinâmica de Grupo
Este é o carro chefe do processo seletivo para os(as) Comissário(a) de Voo, em algumas Cias Aéreas, pois resume 60% do processo, todo o restante é 40%, e muita gente não sabe disso e pensa que é a entrevista o principal determinante.
Para toda vaga que tenha muita gente para avaliar, quando a demanda é alta, o carro chefe será a dinâmica, os comissários de voo trabalham em equipe, e é justamente isso que os avaliadores precisam verificar.
Ø  O profissional está disposto a dar e receber?
Ø  Ele lida bem com pessoas?
É a dinâmica de grupo que geralmente permite que o candidato conquiste os entrevistadores, se vai mal na dinâmica, é quase certo que irá gerar muitas dúvidas para hora da entrevista.
Tem gente que na busca de entregar o melhor trabalho, esquece de interagir com as pessoas, esquece de ser solícito, de pedir “Por favor”, por exemplo, pois só está focado no tempo, então, dê a devida atenção à Dinâmica de Grupo.
 
ü  Tenha uma boa redação
A maioria dos processos seletivos pedem redação, há diferentes análises para elas, mas toda redação deve ter coerência, apresentar um bom português, ter início, meio e fim.
Não adianta nada ter um bom português e construir um texto sem nexo, sem sentido, não falar nada com nada, é importante ser claro e objetivo.
Ø  Por que é importante analisar a redação do candidato?
Porque o(a) Comissário(a) precisa fazer o relatório de voo, deve relatar o que acontece e se não tiver coesão, clareza, se o texto não apresentar objetivo, as pessoas que irão ler, não entenderão, é importante também ter um bom vocabulário, é bom lembrar que a maioria das informações contidas na redação serão trabalhadas na entrevista.
Ø  Quais os principais temas da redação?
Depende da Cia entrevistadora, não existe uma regra, muitas vezes o tema é livre ou um simples Speech, mas você falando nesse Speech o que é sua vida, o que você faz e para onde será o seu “destino”, o importante não é somente o que você diz e sim como irá expressar a sua ideia, daí a importância do bom português, da clareza, do texto coerente. A leitura, já é comprovada, é o melhor exercício para a formação de ideias!
 
ü  Saiba interpretar o Teste Psicológico
Não existe uma regra, uma receita única para o teste psicológico, o teste geralmente projeta alguns comportamentos do candidato.
A primeira dica do teste psicológico é saber interpretar, pois a maioria que não passa no teste são justamente as pessoas que não sabem interpretar, daí voltamos aquela grande dica: LEITURA! Só sabe interpretar quem gosta de ler, é preciso ler., mesmo que você não goste, leia.
Lembre-se! No teste psicológico, foque no seu teste e não do colega ao lado, faça a sua interpretação, seja honesto, faça o que você acha que deve ser feito.
Outra coisa muito importante, seja íntegro, não tente burlar as informações, seja o(a) mais verdadeiro(a) possível na realização do seu teste.
 
ü  Na entrevista
Chegue cedo à entrevista, pelo menos 30 minutos antes do início, Companhias aéreas precisam ser pontuais para se manterem competitivas, ter voos adiados por comissários atrasados está fora de cogitação, chegar tarde a uma entrevista desse tipo provavelmente destruirá suas chances de ser contratado.
Assim que chegar, lembre-se de sorrir bastante e socializar com os outros candidatos, os recrutadores querem ver suas habilidades de socialização com estranhos, já que você lidará com centenas de passageiros diariamente.
 
ü  Confiança
Transmitir confiança e profissionalismo durante a entrevista e ao conhecer os outros candidatos é fundamental, geralmente, comissários de voo trabalham sem supervisão, os selecionadores estão tentando verificar se você tem confiança para tomar uma decisão e profissionalismo para lidar com situações irregulares e manter a imagem da companhia positiva, proporcionando uma experiência efetiva para o cliente, seu nível de confiança também é avaliado durante a entrevista com o responsável, pois as questões se concentrarão em experiências de atendimento anteriores, responder essas questões com confiança demonstrará sua habilidade de lidar com situações difíceis e tomar decisões rapidamente.
 
ü  Paciência
Após a entrevista, pode não ficar claro imediatamente se você foi selecionado ou não para a posição, muitos recrutadores de companhias aéreas levam o material das entrevistas para um grupo de recrutadores e atuais comissários para avaliação, paciência é uma virtude valorizada na indústria aérea ao lidar com atrasos e também durante o processo de seleção.
Estar bem preparado para a entrevista é muito importante, mas ter uma formação de alta qualidade e o conhecimento necessário para executar a função desejada é ainda mais.
 Por isso o Profissão Piloto está aqui, para que você Futuro(a) Comissário(a) de Voo seja um profissional disputado pelo mercado de trabalho.

Somente assinantes podem comentar | Categoria: Comissário(a) de Voo

Ainda não existem comentários para este tópico.