Profissão Piloto - Passo a passo para se tornar um Piloto de Avião ou Helicóptero. (PRIVADO)

Blog Profissão Piloto

Passo a passo para se tornar um Piloto de Avião ou Helicóptero. (PRIVADO)

Passo a passo para se tornar um Piloto de Avião ou Helicóptero. (PRIVADO)
Por Profissão Piloto dia 30/05/2018 às 14:43h

 

O começo de tudo  para quem nunca soube o que realmente é a aviação, simplesmente achava ela bonita e glamorosa, porém não sabe por onde começar ou até mesmo o primeiro passo a dar, não é um mostro de 7 cabeças, mas sim um pouco de informações que você vai adquirindo a cada etapa que passa, então vamos começar ...
Para a pessoa que quer se tornar um Aviador o primeiro passo é se tornar Piloto Privado;
1ºPasso: A ANAC não exige que você faça curso para poder se inscrever e fazer a prova nessa fase, porém se você não souber o que estudar você não conseguirá passar na ANAC, então existem muitas escolas de Aviação Civil que você pode fazer o curso de PPA (Piloto Privado Avião) ou PPH (Piloto Privado Helicóptero), esse curso normalmente é entorno de 4 meses e você aprenderá :
ü  Regulamentos (Regulamentação Aérea de voo Visual)
ü  Meteorologia
ü  Navegação Aérea
ü  Conhecimentos Técnicos (Motorização a Pistão e Introdução a Motor a Reação, a ANAC exige a introdução de motor a Reação no fim de todo livro para poder ter um melhor desenvolvimento quando você começar a estudar a fundo no Piloto Comercial)
ü  Teoria de Voo (A teoria ensinada nesse curso é de baixa velocidade, porém no fim de todo livro de TV (Teoria de Voo) PPA vem a introdução de Teoria de Alta Velocidade para que seja uma base para seu futuro ensino para Piloto Comercial)
Essas são as 5 matérias das 5 provas que você terá que fazer na ANAC, nesses meses de estudo você aprenderá a teoria de tudo e será muito provável que você entenda vagamente o que realmente é algumas explicações, pois você ainda nunca voou e acaba sendo meio confuso de entender, mas acredite, após alguns voos tudo fica claro como a luz.
As provas na ANAC são da seguinte forma: 5 provas, cada uma com sua respectiva matéria acima descrita, cada prova são 20 questões, então será ao todo 100 questões, sendo:
Ø  Regulamentos 20 questões e 30 minutos para responde-las
Ø  Meteorologia 20 questões e 30 minutos para responde-las
Ø  Navegação Aérea 20 questões e 1 hora para responde-las
Ø  Conhecimentos Técnicos 20 questões e 30 minutos para responde-las
Ø  Teoria de Voo 20 questões e 30 minutos para responde-las
Para que você passe nas provas somente o curso e leitura dos livros não te fará passar, pois as questões das provas existem muitas “pegadinhas” onde faz com que você se confunda mesmo sabendo a teoria, é onde junto com o curso entra os Simulados online para que você possa treinar inúmeras vezes para se preparar e fazer sua prova, os simulados do Profissão Piloto hoje é o mais próximo possível da realidade da ANAC, em formulação de questões, tempos regressivos de provas, layout da prova e simulação da banca com as 5 provas juntas, como será na realidade do dia de sua prova.
2ºPasso: CMA (Certidão Médica Aeronáutica),Para fazer a prova na ANAC você terá que ter essa certidão médica, ela é feita em clínicas credenciadas da ANAC como as escolas, você encontra o nome das clínicas no próprio site da ANAC ou até mesmo a escola poderá te passar onde haverá uma.
Na clínica você passará o dia fazendo um check up geral e será visto se você é apto para começar a voar, não se preocupem, são exames de rotina e simples e após os exames efetuados você receberá seu CMA de 2ª Classe.
3ºPasso: “A temida prova ANAC”.
Para quem estudou os livros e treinou nos Simulados online do Profissão Piloto, não tem “Temida ANAC”, pois você estará preparado(a) !
A prova constitui em 3 resultados : APROVADO, REPROVADO ou 2ª ÉPOCA
Para que você tenha “APROVADO” terá que ter uma média de acerto de 70% em cada uma das 5 provas, isso se resume em 14 acertos no mínimo de cada prova, você só poderá errar 6 questões no máximo em cada prova para que passe, caso você passe em 3 provas e reprove até em 2 você ficará de “2ª ÉPOCA”, e essas que você reprovou você poderá remarca-las e refazer em outro dia, porém se você reprovar em mais de 2 provas (3 por exemplo), você será “REPROVADO” e terá que remarcar as 5 novamente e refaze-las.
4ºPasso: Prova APROVADA e CMA na mão, partiu VOAR ! Escolha uma escola de aviação civil prática ou aeroclube que você ouviu falar bem, sempre tire informações com pessoas que já voaram no local que você deseja ir, hoje em dia é fácil esse acesso de pesquisa, você tem Instagram, Facebook e por ai vai... Escolheu ? legal ! Vamos lá, Voarrrrr !!!Opa, pera aí, é bom voar porém cada aula/hora de voo é uma “missão” e você terá que passar, são manobras que você precisa dominar e o Instrutor de voo aprovar você como apto por cada missão cumprida, normalmente são em torno de 35 a 40 horas para você estar apto para a avaliação final e você poder estar “Checado”, após a avalição final e checado, seus instrutores e aeroclube enviarão suas horas de voo e ficha técnica de aptidão para ANAC avaliar os dados e dar como concretizado seu check e liberarem o sistema PILOTO PRIVADO.
Parabéns você é um Aviador, porém é só a primeira etapa da carreira, no momento você ainda não pode trabalhar profissionalmente com sua CHT( Carteira de Habilitação Técnica), você não pode ser remunerado, é onde temos que continuar para PILOTO COMERCIAL, falaremos em outro texto essa seguinte etapa.
Lembre-se, um bom piloto é aquele que mantém seus estudos atualizados sempre buscando conhecimento.

Somente assinantes podem comentar | Categoria: Piloto Privado

Ainda não existem comentários para este tópico.