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Aquaplanagem

Aquaplanagem
Por Profissão Piloto dia 26/02/2019 às 18:01h

 

          Aquaplanagem também conhecida como hidroplanagem é o efeito causado em uma pista quando se tem uma quantidade elevada de água ou neve, assim se perde o contato da superfície do pneu com o solo diminuindo a condição de frenagem, perca de controle direcional e aumento de distância de parada “LDA”

          Mas como podemos calcular tal informação? Como sempre falamos no Profissão Piloto que o piloto é aquele que estuda todos os dias aqui vai mais uma informação e cálculo importante para o seu dia-a-dia:

          Com uma camada de água sob o pneu em velocidade a resistência ao deslocamento provoca uma pressão na roda, eventualmente isso resulta na formação de uma cunha entre a pista e o pneu.

          Essa resistência tem uma força vertical o qual eleva progressivamente o pneu e reduz a área de contato com o solo até que o pneu esteja completamente sem contato com o solo, tal efeito faz com que o pneu não consiga mais frear e o piloto em comando não tem mais controle direcional sobre a aeronave.

Para sabermos a velocidade de aquaplanagem da aeronave devemos executar a fórmula de Horne:

    V = 9 X √𝑃𝑆𝐼


          O qual a Velocidade em knots é V e a raiz quadrada é a pressão dos pneus. Por exemplo: Para se calcular a velocidade de aquaplanagem de uma aeronave que tem pressão de pneu de 140 PSI devemos achar a raiz quadrada que no caso é 11,83, portanto:

V = 9 x √140
V = 9 X 11,83
V = 106 Kts

          A velocidade de aquaplanagem da nossa aeronave será de acima de 106 Kts na hora do toque, portanto devemos ter atenção com a operação, devemos avaliar a zona de toque o qual normalmente é mais escorregadia devido as pinturas, condição de frenagem da pista, grooving disponível, lâmina da água da pista e etc.

Mas qual tipos de aquaplanagem podemos ter?

Temos 3 tipos de aquaplanagem:

** Aquaplanagem dinâmica**

          É aquela que o pneu perde todo o contato com o solo e o mesmo para de rodar, todo o sistema de frenagem ou anti-skid da aeronave se torna inutilizável, normalmente para se ter a aquaplanagem total a pista deve conter uma grande quantidade de água e o mais comum é se ter uma condição de aquaplanagem dinâmica parcial, pois ocorre quando se passa com uma das rodas em uma poça maior de um lado do que do outro lado da aeronave.

** Aquaplanagem Viscosa **

         Ocorre quando há presença de água, poeira, restos de borracha ou óleo sobre a pista, aumentando assim a viscosidade e dificultando o contato da superfície do pneu com a pista, normalmente esta situação ocorre após chuva recente associadas a superfícies lisas como por exemplo as faixas de toque pintadas na pista, e a própria zona de toque pois é aonde tem a maior quantidade de borracha.

** Reversão de Borracha**

          A hidroplanagem com destruição dos pneus é também conhecida como hidroplanagem por vulcanização e ocorre quando os freios são travados em uma pista molhada ou úmida. A fricção entre o pneu que entrou em deslizamento e a superfície da pista gera calor suficiente para transformar a umidade em vapor d’água. O vapor provoca o derretimento da borracha, produzindo pressão sob o pneu e assim elevando o mesmo para cima, perdendo então o contato com o solo.

Abaixo temos um video da NASA o qual nos mostra a aquaplanagem em câmera lenta:

 

Portanto, lembre-se que um pouso executado em uma pista molhada é uma manobra que requer atenção dos pilotos, para uma pista molhada sem reverso aplicado e com aquaplanagem a distância de parada sem os reversos aumenta em 50%.


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Bom voo Cmte!

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