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Prova ANAC

Prova ANAC
Por Profissão Piloto dia 20/01/2019 às 19:48h

Uma das etapas para se tornar Piloto ou Comissário (CMS) é passar pelas provas da ANAC. Mas como são essas provas?
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) assumiu muitas das funções do antigo DAC (Departamento de Aviação Civil), tornando-se uma agência reguladora federal cuja responsabilidade é supervisionar a atividade de aviação civil no país, através de planejamento, controle e coordenação da política aeroespacial nacional, nos aspectos técnicos e econômicos, o texto a seguir é voltado para a prova de Comissários de Voo, com os principais pontos.
 
✓ Curso
Com o objetivo de formação técnica e profissional para trabalhar na aviação, existem cursos (obrigatórios na maioria das carreiras) aplicados em escolas homologadas, com matérias práticas e teóricas, no caso do comissário, ele(a) não é apenas uma pessoa realizando o serviço de bordo, ele(a) é o principal responsável pela segurança de todos sendo assim um Técnico de Segurança que deve estar preparado psicologicamente e de forma prática para qualquer imprevisto, desde o mal estar de um passageiro até procedimentos de segurança e sobrevivência no caso de um acidente aéreo.
No treinamento prático são realizadas as aulas de sobrevivência na selva, combate ao fogo, sobrevivência no mar e evacuação de aeronave, isso tem como objetivo simular um desastre aéreo, os candidatos deverão aprender a montar armadilhas para capturar animais que poderão ser utilizados como alimentos, montar macas com blusas e peças de roupas e podem passar até 15 horas sem comer para que os candidatos sintam na pele e saibam como agir caso haja necessidade de um pouso forçado em selva ou mar.
 
✓ Exames Médicos
Para realização da parte prática, o candidato deverá ter sido aprovado nos exames médicos, conhecido com CMA (Certificado Médico Aeronáutico), para tanto, o candidato deve entrar em contato com uma das clínicas credenciadas da ANAC para marcar a data do exame. Lá, o candidato deverá pagar (em dinheiro ou cartão, por volta de 300 reais) e realizar os exames de sangue, urina, audiometria, raio-x, cardiológico, oftalmológico.
Depois de passar pelo processo de ensino-aprendizagem e ser aprovado por uma dessas escolas (partes prática e teórica), deverá submeter-se às provas que compõem o exame da ANAC. A escola deverá enviar a documentação dos alunos para a ANAC no máximo 5 dias após o final do curso, depois o candidato(a) poderá entrar em contato com a ANAC para marcar a data da prova.
 
✓ ANAC
Para marcar a prova, o candidato deverá primeiro pagar os exames, o pagamento é através de GRU (Guia de Recolhimento da União) em agência do Banco do Brasil com uma antecedência mínima de 5 dias úteis em relação à data de realização da inscrição, o candidato poderá marcar a prova nas Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC por e-mail.
No dia da prova (a ser realizada também no mesmo endereço da ANAC), o candidato deverá apresentar cédula de Identidade ou outro documento oficial de identificação (válidos) com foto recente, a disponibilidade para a data de realização da prova varia com os meses e locais, em alguns lugares haverá vagas para a semana seguinte, e em outros apenas após dois meses, portanto o quanto antes você se planejar e escolher a data, melhor será.
O candidato deverá apresentar-se com 30 minutos de antecedência, sem trajar shorts, bermudas, bonés, minissaias, blusas decotadas ou camisetas (tipo “regata”), somente poderão ser usadas calculadoras que executem as quatro operações matemáticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), mais percentagem, raiz quadrada e memória (de soma e de subtração) e o computador de voo (no caso dos pilotos). Não é permitido o uso de calculadoras científicas, relógios e agendas eletrônicas.
 
✓ Finalmente, a prova!
A prova de CMS (Comissário de Voo) será composta por quatro grupos distintos; o primeiro com as matérias de Emergência, Segurança e Sobrevivência; o segundo com as matérias de Sistema de Aviação Civil, Segurança de Voo, Regulamentação da Aviação Civil e Regulamentação da Profissão do Aeronauta; o terceiro com as matérias de Higiene, Medicina Aeroespacial e Primeiros Socorros; e o quarto com as matérias de Fundamentos de Navegação Aérea e de Meteorologia e Conhecimentos Gerais de Aeronaves.
Cada prova é constituída de vinte questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. Será aprovado aquele que alcançar 70% de aproveitamento (14 questões corretas) em cada matéria. Caso reprove apenas uma matéria (ou bloco), obtendo nessa um rendimento superior a 30%, o candidato tem direito a fazer de novo somente a prova da matéria em que foi reprovado em até 90 dias (agendando em até 60 dias).
A prova da ANAC é elaborada automaticamente selecionando as questões que constam de um banco de dados, com milhares de questões classificadas por dificuldade, e é aplicada em computadores nos locais de aplicação de prova, é chamada de “prova online”, mas não porque dê para fazer da sua casa, e sim porque o computador onde você faz a prova se conecta diretamente com um servidor contendo as questões da prova.
Os locais de prova são escritórios da ANAC, que possuem computadores contendo somente monitor, mouse e uma folha em branco para rascunho. Inicialmente, deverá digitar o número de inscrição no computador e confirmar os dados para iniciar a prova, o candidato deve fazer a prova em até 30 minutos por matéria, você pode pular as questões e voltar para responder depois ou revisar (isso é importante, para ver se não preencheu nada errado).
 
✓ E depois da prova?
Após a aprovação neste exame, o candidato a comissário poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora. Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um “mock-up” (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula, a empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1(uma) hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC. Comprovado o estágio em voo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa solicitará à ANAC ou nas Unidades Regionais, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, você, agora Comissário(a), poderá desempenhar suas atividades profissionais.

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