Profissão Piloto - Cockpit Estéril, silêncio abaixo de 10 mil pés

Blog Profissão Piloto

Cockpit Estéril, silêncio abaixo de 10 mil pés

Cockpit Estéril, silêncio abaixo de 10 mil pés
Por Profissão Piloto dia 14/10/2018 às 13:38h

Não se pode perturbar os pilotos abaixo de 10.000 pés.
Por que os pilotos não podem ser perturbados desde o Táxi até 10 mil pés (3 mil metros) de altitude, os primeiros 10 minutos de voo e os 5 últimos minutos de voo para pouso ?
 
Esta regra se chama Sterile Cockpit, e foi imposta pelo FAA em 1981 após anos de estudos sobre acidentes cuja causa principal havia sido atribuída à distração dos pilotos no cockpit durante as importantes fases de aproximação e pouso, nos primórdios da aviação comercial com tripulação múltipla, os pilotos não tinham muito tempo para se distrair, já que tinham que navegar, cuidar dos motores e pilotar o avião, com o aumento da automação no cockpit, piloto automático, sintonia automática de rádios de navegação, auto-throttle, entre outras, os pilotos passaram a ter mais tempo para conversar sobre assuntos não essenciais ao voo e o gravador de vozes da cabine passou a capturar desvios de conduta na maioria dos voos em que ocorreram acidentes.
Então em 1981 a FAA demandou as seguintes regras a serem seguidas abaixo de 10 mil pés:
 
ü  Nenhum tripulante fará qualquer tarefa que não seja associada à operação segura da aeronave.
ü  Nenhum tripulante permitirá qualquer atividade que possa causar distração durante uma fase crítica de voo, exemplo, comer, conversas sobre assuntos não operacionais, conversas não essenciais com comissários, entre outras. Só é permitido conversar sobre os assuntos pertinentes ao voo.
ü  Fases críticas de voo são consideradas: todas as operações de Taxi, Decolagem, Pouso e altitudes menores que 10 mil pés.
 
Com isso os voos se tornaram mais seguro, pois a distração leva ao erro.

Somente assinantes podem comentar | Categoria: Sterile Cockpit

Ainda não existem comentários para este tópico.