A história que origina o termo “Pano Preto” vem do início da implantação dos procedimentos IFR no Brasil.
Naquela época, poucos Aviadores possuíam treinamento para voar por instrumentos, e por isso eram muito valorizados no mercado, esses comandantes habilitados IFR estenderiam uma cortina negra no cockpit, entre eles e seus copilotos, para que estes não os vissem realizando os procedimentos IFR, mantendo o voo por instrumentos em segredo, daí que até hoje, quando um piloto esconde informações dos outros, diz-se que está “fazendo pano preto”, em uma alusão a tal cortina que existiria nos primórdios do ADF-NDB.
Não existe uma real confirmação de que essa cortina existiu, mas o “pano preto”, no sentido figurado, é uma das coisas mais frequentes na aviação.
Ainda hoje, e cada vez mais, quem é mais informado, mais atualizado e mais estudado é mais valorizado, principalmente em termos relativos. O problema desse relativismo é que, no fim das contas, você não precisa ser muito bem informado para se dar bem, o que seria o certo, basta ser mais bem informado que os outros, ao invés de estudar e se esforçar para evoluir como profissional, que é a atitude eticamente correta, muita gente acha mais fácil trabalhar para que ninguém seja melhor do que ele(a), essa é a estratégia do piloto/comissário(a) “pano preto”.
Na instrução, você vai encontrar alguns instrutores adeptos do pano preto, basta você dar alguma amostra de que é um(a) pessoa esforçado(a), que estuda mais do que o exigido, e que tem potencial para ir mais longe, que o “INVA/INVH-pano preto” começa a se revelar. Ele(a) vai te confundir durante o voo, vai te corrigir sem motivo, só para te desestabilizar, vai preferir não te corrigir no momento em que você errar, e não irá te elogiar quando você fizer o certo, para poder te criticar com mais ênfase no debriefing. Você ficará com a sensação de estar desaprendendo, mas assim que você fizer um voo com um instrutor(a) legal, você vai descobrir que o errado não era você, mas ele(a)…
Gente desse tipo existe muito na aviação, você sempre vai encontrar um(a) “pano preto” onde quer que você esteja, infelizmente, muitas vezes em situações de desvantagem, muitos deles serão seus instrutores(as), chefes, e comandarão os aviões/helicópteros em que vocês estarão como copilotos, quando isso acontecer, o melhor a fazer é tentar evitar a convivência, mas como nem sempre isso é possível, finja-se de bobo, não mostre seu potencial total, não deixe ele(a) achar que você sabe coisas que ele(a) não saiba, isso é o que mais o(a) irrita, porque quanto mais você se mostrar um bom piloto/comissário(a), mais ele(a) vai te sabotar, faça o seu trabalho da melhor maneira, mas não entre em confronto, senão você será provocado(a) para o embate, pode ter certeza! Tenha paciência, que cedo ou tarde as pessoas perceberão quem é quem de verdade, não se pode enganar todo mundo o tempo todo, seja a exceção na aviação, não se torne mais um(a) pano preto.
Para que a aviação evolua e você evolua com a aviação ela tem q ser “CLARA/TRANSPARENTE” aja dessa forma e você será um Comandante ou um Comissário(a) exemplo no mercado, será a pessoa que todos irão admirar.