MEL é a sigla denominada para Minimum Equipment List ,ou seja , lista de equipamento mínimo o qual uma aeronave pode sair para um voo por exemplo: temos um avião com 2 banheiros e se um banheiro não estiver funcionando eu posso sair para executar esse voo ?
Depende da aeronave em si. A MEL é criada pelo fabricante da aeronave e neste manual que irá especificar se a aeronave pode ser despachada ou não, no caso do banheiro comentado podemos sair desde que seja seguida algumas regras devido a “pane” no banheiro.
A MEL aplica-se a todos os sistemas da aeronave e itens a bordo, desde falta de cintos de passageiros, poltronas que não reclinam , indicadores de fechamento das portas a até os itens de voo como por exemplo: falha de algum componente de voo e etc. (componentes essenciais ao voo como por exemplo: sistema hidráulico / motorização e etc são considerados NO DISPATCH – Não despachavel, ou seja, não pode decolar).
Mas cada item MEL tem uma categoria, essas categorias são especificadas para que a empresa e a equipe de manutenção tenha tempo hábil para realizar a manutenção do item sem atrapalhar a logística do voo.
Mas como assim ?
Uma aeronave quando sai para o voo ela não para em sequência, ela precisa voar 11/12/13 horas no dia para poder parar e cumprir assim a “malha” (malha é o nome dado a programação do dia para aquela aeronave em uma empresa) e não ocasionar atrasos durante o dia devido aquela pane, porem a ANAC/ICAO/FAA/EASA exige que você arrume aquela “anormalidade”, é ai que entra a categoria MEL o qual identifica a gravidade do problema e quantos dias a aeronave pode voar até ser realizada a manutenção.
As categorias são divididas em quatro grupos :
ü Categoria A – Deve ser repara conforme especificado pelo coluna de observações da MEL (Pane) e aprovada pelo operador da aeronave.
ü Categoria B – A aeronave deve ser reparada dentre 3 dias corridos (72 horas) excluindo o dia da pane , por exemplo : A pane ocorreu dia 1 (exclui o dia da pane) e até o dia 4 (3 dias após , 72 hrs) ela deve ser sanada.
ü Categoria C – A Aeronave deve ser reparada dentre 10 dias corridos (240 horas), excluindo o dia da pane, por exemplo a pane foi reportada dia 1 e a pane deve ser sanada até o dia 11.
ü Categoria D – A aeronave deve ser reparada dentre 120 dias corridos (2880 horas), excluindo o dia da pane.