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Mensagem de Posição

Mensagem de Posição
Por Profissão Piloto dia 05/01/2019 às 13:45h

✓ Finalidade
É a mensagem de posição – notificação padronizada que uma aeronave em voo transmite ao ATS apropriado, com a finalidade de fornecer dados importantes e essenciais para a segurança do tráfego aéreo.
 
✓ Responsabilidade
É de responsabilidade do piloto em comando da aeronave em voo IFR ou VFR controlado, a confecção da mensagem de posição, ao órgão ATS responsável pelo espaço aéreo em que voe a aeronave.
 
✓ Aplicabilidade
São exigidas as mensagens de posição:
a) Sobre os pontos de notificação compulsórios previstos nas ERC ou imediatamente após passa-los;
b) Em rotas não definidas por pontos de notificação compulsórios, as aeronaves transmitirão suas posições após os primeiros trinta minutos de voo, e depois a intervalos de uma hora;
c) Por solicitação do ATS, quando julgadas necessárias à segurança do tráfego aéreo;
d) No cruzamento de limites laterais de CTA, UTA e FIR;
e) Quando houver condições meteorológicas que exijam “AIREP ESPECIAL” (AIREP SPECIAL);
f) Se a última hora reportada ao ATS, estimada para a posição seguinte, estiver errada em três minutos ou mais, um novo estimado (ETO) será comunicado ao ATS pertinente imediatamente.
 
✓ Limites Laterais
Quando solicitados pelo ATS responsável pelo espaço aéreo ocupado pela aeronave, adicionalmente à última notificação de posição, antes de cruzar os limites laterais da CTA, UTA ou FIR adjacentes, será transmitida ao ATS responsável pelo próximo espaço aéreo a ser voado.
 
✓ Último ponto de notificação
Se o último ponto de notificação estiver nos limites laterais da CTA, UTA ou FIR adjacentes, a notificação de posição será transmitida aos dois ATS responsável pelos espaços aéreos.
 
✓ Divulgação
Sempre que o ATS encaminhará a mensagem de posição ao ACC respectivo, na forma recebida da aeronave.
 
✓ Conteúdo da mensagem de posição conforme MCA 100-16
São elementos da mensagem de posição:
a) Identificação da aeronave;
b) Posição;
c) Hora;
d) Nível de voo ou altitude; 
e) Próxima posição e hora de sobrevoo;
f) Próximo ponto significativo;
g) Informações complementares.
 
Exemplo: 
1. TAM 3702 XÁREO AOS 40, FL 310, FLORIANÓPOLIS AOS 53, PRÓXIMA POSIÇÃO PAULA.
 
2. AVIANCA 5561 MELO AOS 40, FL 330, ESTIMA PAG AOS 03, FNP PRÓXIMA, VENTO INSTANTâNEO 270 GRAUS COM 59 NÓS, TEMPERATURA MENOS 45, CONDIÇÕES DE VOO INSTRUMENTOS NO TOPO, TURBULÊNCIA LEVE.
 
✓ Mensagem de informação opcional meteorológica (Aeronotificação – AIREP)
A AIREP é uma mensagem transmitida pela aeronave voando em rota ao passar por pontos ou horas onde as mensagens de posição são obrigatórias e pode ser informações operacionais e/ou reportadas como AIREP ESPECIAL, o mais cedo possível.
 
✓ Conteúdo da AIREP
SEÇÃO 1 – Informação de Posição
a) Identificação da aeronave;
b) Posição;
c) Hora;
d) Nível de voo ou altitude;
e) Próxima posição e hora de sobrevoo.
 
SEÇÃO 2 – Informação Operacional
f) Hora estimada de chegada;
g) Autonomia.
 
SEÇÃO 3 – Informação Meteorológica
h) Temperatura do ar;
i) Vento;
j) Turbulência;
k) Formação de gelo na aeronave;
l) Informações complementares.
 
➢ A Seção 1 da AIREP é obrigatória a transmissão.
➢ A Seção 2 da AIREP somente será transmitida quando solicitada pelo explorador ou seu representante, ou ainda quando julgado necessário pelo piloto em comando da aeronave.
➢ A Seção 3 da AIREP ou parte dela será transmitida em todos os pontos de notificação meteorológicos, indicados nas ERC.
➢ Conteúdo da AIREP ESPECIAL (AIREP SPECIAL)
Esta aeronotificação conterá os mesmos elementos da aeronotificação.
➢ A Seção 1 e partes da Seção 3 serão fornecidas por todas as aeronaves que operem em rotas internacionais, sempre que encontrem:
a) Turbulência moderada, granizo ou CB;
b) Forte formação de gelo ou turbulência forte;
c) Outras condições meteorológicas, tais como: as incluídas nas informações SIGMET que, ao ver do piloto, possam afetar a segurança das operações de outras aeronaves ou afetar consideravelmente sua eficiência.

Notas: SIGMET refere-se a informação do encontro dos seguintes fenômenos meteorológicos:

1. Nos níveis de cruzeiro subsônico: áreas de trovoada; ciclone tropical; linha de instabilidade forte; granizo forte; turbulência forte; formação de gelo forte; ondas orográficas acentuadas; tempestades extensas de poeira ou areia;
2. Nos níveis transônicos e nos níveis de cruzeiro supersônicos: turbulência moderada ou forte; granizo; CB.

➢ As “AIREP SPECIAL” levarão o designador ARS e deverão ser transmitidas tão logo tenham sido observados fenômeno meteorológicos considerados perigosos à navegação aérea.

Nota: Ao aproximar-se de um ponto de notificação obrigatória onde é prevista uma AIREP de rotina, observa-se um fenômeno que justifique uma AIREP SPECIAL, esse tipo de notificação levará o designador “ARS”.

✓ Exemplos de Aeronotificação
1. AIREP GOL 160 POSIÇÃO CAMPOS 0935 NÍVEL 330 PRÓXIMA POSIÇÃO VITÓRIA AOS 1012 AUTONOMIA 0435 TEMPERATURA MENOS 42 VENTO 170/35 TURBULÊNCIA MODERADA CB DISPERSOS ACIMA NÍVEL DE VOO 260
 
2. AIREP SPECIAL LATAM 500 POSIÇÃO SALVADOR 1756 NÍVEL 310 DESCENDO NÍVEL 280 PRÓXIMA POSIÇÃO ILHÉUS 1835 AUTONOMIA 0310 ENGELAMENTO FORTE

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