Não se pode perturbar os pilotos abaixo de 10.000 pés.
Por que os pilotos não podem ser perturbados desde o Táxi até 10 mil pés (3 mil metros) de altitude, os primeiros 10 minutos de voo e os 5 últimos minutos de voo para pouso ?
Esta regra se chama Sterile Cockpit, e foi imposta pelo FAA em 1981 após anos de estudos sobre acidentes cuja causa principal havia sido atribuída à distração dos pilotos no cockpit durante as importantes fases de aproximação e pouso, nos primórdios da aviação comercial com tripulação múltipla, os pilotos não tinham muito tempo para se distrair, já que tinham que navegar, cuidar dos motores e pilotar o avião, com o aumento da automação no cockpit, piloto automático, sintonia automática de rádios de navegação, auto-throttle, entre outras, os pilotos passaram a ter mais tempo para conversar sobre assuntos não essenciais ao voo e o gravador de vozes da cabine passou a capturar desvios de conduta na maioria dos voos em que ocorreram acidentes.
Então em 1981 a FAA demandou as seguintes regras a serem seguidas abaixo de 10 mil pés:
ü Nenhum tripulante fará qualquer tarefa que não seja associada à operação segura da aeronave.
ü Nenhum tripulante permitirá qualquer atividade que possa causar distração durante uma fase crítica de voo, exemplo, comer, conversas sobre assuntos não operacionais, conversas não essenciais com comissários, entre outras. Só é permitido conversar sobre os assuntos pertinentes ao voo.
ü Fases críticas de voo são consideradas: todas as operações de Taxi, Decolagem, Pouso e altitudes menores que 10 mil pés.
Com isso os voos se tornaram mais seguro, pois a distração leva ao erro.