Muitos Iniciam o curso teórico de Piloto Comercial antes de terem checado o Piloto Privado Prático, você pode fazer isso ?
A resposta é Sim, você pode, porém antes de fazer a prova final do curso você terá q estar checado o Piloto Privado, pois a escola tem que juntar seu processo de aprovações das matérias e estar checado o Piloto Privado para que eles enviem seu nome para ANAC e lá seja analisado e aceito o processo para que a ANAC libere seu nome no sistema e você possa pagar a GRU e marcar a prova, caso contrário seu nome não será liberado para realizar a prova PCA – IFR.
O curso teórico pode ser feito online ou presencial, dependerá de sua disponibilidade, o tempo varia de 2 meses e meio a 4 meses, muitas escolas hoje em dia trabalham com o curso online (EAD) pois existe muitas pessoas que moram longe das escolas de aviação civil ou aeroclubes e acaba sendo mais viável online, porém nós da Equipe Profissão Piloto indicamos que seja feito o curso presencial pois você terá uma absorção de conhecimento melhor.
Você aprenderá nesse curso todas as 5 matérias que aprendeu no Piloto Privado, porém com algumas diferenças e maiores conhecimentos :
ü Regulamentos além do aprendizado VFR (Visual) você aprenderá IFR (Voo por instrumentos).
ü Meteorologia
ü Conhecimentos Técnicos além da motorização a pistão você aprenderá tudo sobre Motores a Reação como introduzido na apresentação do fim do seu livro de Piloto Privado.
ü Teoria de Voo, nesse você aprenderá além da teoria de baixa velocidade aprendida no PP você aprenderá à teoria de Alta Velocidade.
ü Navegação, nessa matéria é onde você verá as maiores diferenças, pois a navegação do PP é o básico e no PC a navegação são vários cálculos sobre uma carta específica de rota, saída e chegada em aeroportos, sendo um cálculo diante de outro, usando material específico como por exemplo o computador de voo.
Bom, o processo é simples e parecido com o PP (Piloto Privado), você terá que passar com proficiência nas provas do curso (pois elas serão enviadas para ANAC para análise no fim) e você terá que estar com o PP prático checado, após 15 dias enviado pelo escola seu nome estará disponível no sistema ANAC para que você possa marcar a data de sua prova após pagar a GRU (Guia dos valores das provas pagas).
Durante seu curso para que você passe nas provas da escola de aviação civil ou aeroclube escolhido por você e esteja preparado para passar de primeira na ANAC, o Site de Simulados Online Profissão Piloto tem um banco de dados de 20.748 questões atualizadas e sendo o único site do Brasil a oferecer provas de navegação área traçada para PCH, PCA/IFR e IFRH, com cartas anexas para que o aluno/assinante possa fazer o download e imprimi-las para resolver todas as questões exigidas na prova selecionada.
Após sua aprovação na prova ANAC seu próximo passo é atualizar seu CMA (Certificado Médico Aeronáutico), pois o que você terá no momento o de 2ª Classe e agora você precisará o de 1ª Classe, esse sim, o exigido para Piloto Comercial por ser considerado como um profissional que poderá prestar serviço como Piloto/Aviador, todos os exames da clínica credenciada são iguais ao do Piloto Privado, só alterará sua classe para 1ª.
Então vamos lá, prova ANAC e CMA 1ª Classe na mão ! Agora vamos lá, Voarrrrr!!!
Partindo para parte prática você terá que voar bem mais do que seu PP e além disso será muito mais manobras e missões, vamos começar por partes para que seja uma forma simples de ser entendido.
As horas voadas no PC (Piloto Comercial) são 70 horas piloto em comando sendo que dessas, 20 horas terão que ser navegações e 5 horas noturnas.
Voos de Instrumentos (IFR) mais 10 horas sendo que 5 horas podem ser feitas em simulador.
A preparação Multimotor é muito importante e pedida para cias aéreas e por isso todo treinamento multimotor são mais 15 horas, muitos alunos preferem voar IFR com o multimotor e isso é muito válido pois seu treinamento prático fica muito melhor e proativo.
Totalizando todas essas horas e somando com as horas voadas no Piloto comercial sem que você não reprove em nenhuma missão dará média de 135 horas, porém pela regulamentação a quantidade mínima para que possa ser pedido o “check” é de 150 horas e não menos, então indiferente de sua proficiência ser ótima, você terá que voar no mínimo 150 horas para checar sua carteira de Piloto Comercial – Multimotor - IFR.
Após o check o procedimento é o mesmo do PP, seus instrutores e aeroclube enviarão seu processo para ANAC e ela analisará para liberar no sistema sua CHT de Piloto Comercial.
Parabéns você é Piloto Comercial.
Um bom Aviador é aquele que respeita sua máquina, o tempo e seus próprios limites.